Receitas de Natal da Fazenda da Toca

Achou mesmo que não teríamos receitas de Natal? E por falta de uma, te ensinamos TRÊS! A nossa parceira Lidiane Barbosa, chef funcional, criou um menu completo para sua ceia: bruschetta com caponata de banana verde, cheesecake, rabanada, lasanha de mandioca e, claro, o clássico panetone! Veja abaixo todos os preparos e mão na massa! Sua ceia com certeza vai ficar mais gostosa.

RABANADAS

rabanada

Primeiro, faça seu pão de forma sem glúten.

INGREDIENTES:

4 ovos orgânicos da Fazenda da Toca

1 xícara de leite vegetal ou água filtrada

5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco

1 ½ xícaras de farinha de sorgo ou farinha de arroz integral ou farinha de amêndoas

½ xícara de farinha de aveia sem glúten

3 colheres (sopa) de farinha de linhaça

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

1 colher de chá de sal marinho

1 colher (sopa)  de fermento seco para pão

MODO DE PREPARO:

Bater todos os ingredientes no liquidificador (menos o fermento). Quando a massa estiver homogênea, coloque-a em um bowl e mexa com um fuet, acrescentando o fermento. Colocar em forma de pão de forma untada e enfarinhada. Deixe crescer por 30 minutos e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 35 a 40 minutos. Deixe esfriar e, no dia seguinte, prepare as rabanadas.

RABANADAS – INGREDIENTES:

200ml de leite de castanhas ou de coco

2 ovos orgânicos da Fazenda da Toca

100g de açúcar de coco

Óleo de coco

Canela em pó

MODO DE PREPARO:

Corte o pão em fatias. Mergulhe cada uma delas no leite de castanhas (ou de coco). Em seguida, passe no ovo batido com um garfo e depois no açúcar de coco. Leve ao forno em 200ºC em uma forma untada com óleo de coco por aproximadamente 15 minutos.

 

LASANHA

lasanha

MASSA – INGREDIENTES:

500g de mandioca crua

100ml de água filtrada

4 colheres (sopa) de farinha de linhaça

2 ovos orgânicos da Fazenda da Toca

2 colheres (sopa) de manteiga ghee ou óleo de coco

Sal marinho moído à gosto

Pimenta do reino à gosto

MODO DE PREPARO:

Processe os ingredientes, se precisar, acrescente mais água. Ficará uma massinha molinha. Fazer como panquecas na frigideira untada com manteiga ghee (ou óleo de coco). Reserve à massa.

RECHEIO – INGREDIENTES:

400g de shitake

2 cebolas

30g de manteiga ghee

5ml de shoyu macrobiótico

300g de creme de tofu*

Salsinha picada

Molho de tomate com manjericão da Fazenda da Toca

300g de mussarela de búfala

MODO DE PREPARO:

Corte o shitake em fatias finas. Refogue com a cebola cortada em fatias finas e manteiga ghee. Acrescente o shoyu e o missô. Acrescente o creme de tofu e finalize com a salsinha. Agora é hora de montar: em um pirex médio monte na sequência com molho de tomate, massa, o recheio de shitake, molho de tomate, massa, o recheio de shitake. Finalize com o molho e a mussarela de búfala. Leve ao forno em 160ºC por aproximadamente 10 minutos apenas para gratinar.

* Creme de tofu: bata no liqudificador 400g de tofu orgânico, 100ml de água, 40ml de azeite de oliva extra virgem, 1 dente de alho, salsinha picadinha, sal marinho moído, noz moscada ralada na hora à gosto.

 

CHOCOTONE FUNCIONAL

panetone

INGREDIENTES:

200ml de água morna

2 xícaras de farinha de arroz integral ou farinha de sorgo

20g de fermento instantâneo (fermento para pão)

100g de polvilho doce

70g de fécula de batata

120g de açúcar de coco (ou mascavo ou demerara)

20g de semente de chia

10g de goma xantana

3 ovos orgânicos da Fazenda da Toca

½ xícara de óleo de coco

1 pitada de sal marinho moído

150g de pedaços de chocolate 70% cacau – sem açucar, sem leite, sem glúten – ou frutas secas de sua preferência

1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

MODO DE PREPARO:

Misture delicadamente metade da quantidade da farinha de arroz integral, o fermento instantâneo e a água morna (se estiver muito quente vai “matar” seu fermento – a fermentação não vai acontecer de forma correta). Coloque na batedeira na velocidade mais baixa. Depois que incorporar todos os ingredientes, deixe a massa descansar em um bowl coberto com um pano de louça limpo e úmido,  levando ao local mais quente da sua cozinha.

Após essa 1 hora, peneire o restante da farinha de arroz, o polvilho, a fécula de batata, o açúcar de coco e a goma xantana. Coloque no bowl da batedeira e misture com a velocidade mais baixa. Acrescente aos secos, os ovos inteiros e o óleo de coco (liquido). Misture bem. Acrescente aqui a massa que ficou crescendo por 1 hora, delicadamente, na velocidade mais baixa da batedeira. Após as duas massas estejam bem incorporadas, acrescente as raspas da laranja, o sal e o chocolate em pedaços. Distribua em 2 formas grandes de panetone ou em 8 pequenas. Deixe descansar por 40 minutos na própria forma. Leve ao forno pré-aquecido em 150ºC por 40 minutos. Se quiser, derreta um pouco de chocolate e passe em cima.

 

Bom apetite!